O Plenário da Câmara de Vereadores de Ibiaçá aprovou por unanimidade, na sessão realizada na última segunda-feira (14), o Projeto de Lei que denomina o Parque Municipal de Rodeios como "Parque Municipal de Rodeios Rico Baschera". A proposição, de autoria do vereador Vilmar Inácio Pellin (Progressistas), representa uma homenagem a um dos mais expressivos representantes da cultura tradicionalista do município.
Ao apresentar a proposta, o parlamentar destacou a relevância do artista para a cultura local e destacou que a iniciativa é um reconhecimento ao legado deixado pelo músico. "Na minha humilde opinião, o Rico foi um dos tradicionalistas de mais expressão no nosso município. Alguns me questionaram porque o Rico não laçava, o Rico não participava de quadros [de laço]. Mas o tradicionalismo não é só rodeio. A tradição gaúcha passa pela parte artística e pelo tiro de laço. E, de uma maneira geral, o Rico é o que mais sintetiza um tradicionalista aqui em Ibiaçá e em toda a nossa região. E é um orgulho para nós, acredito eu, poder fazer essa homenagem", defendeu Pellin.
Ari Silvestre Baschera, conhecido artisticamente como Rico Baschera, foi um cantor e compositor da música regionalista gaúcha, e um dos fundadores do Grupo Manotaço - hoje sediado em Tapejara. Natural de Ibiaçá, o artista faleceu em outubro de 2022, após enfrentar um câncer.
Durante a carreira, Rico obteve reconhecimento e prestígio em apresentações realizadas não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, sempre representando seu município de origem.
Esta foi a segunda tentativa de conceder a homenagem ao artista. A primeira iniciativa, proposta pelo Poder Executivo logo após o falecimento do cantor, não pôde prosseguir devido à exigência da Lei Orgânica Municipal, que determina um período mínimo de dois anos entre o falecimento e a concessão de honrarias desta natureza.
O projeto foi sancionado nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Jones Roberto Cecchin.
Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de Ibiaçá